Gerenciamento de riscos: o que é e como implementar?

Compreender quais são os riscos é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

Compreender quais são os riscos é fundamental para o sucesso de qualquer negócio

Em qualquer negócio, um bom planejamento é fundamental para o sucesso. E isso inclui estar preparado para eventuais imprevistos que podem surgir no dia a dia. Para isso, é importante que as empresas tenham um plano de gerenciamento de riscos implantado, periodicamente monitorado e comunicado para toda a organização.

Porém, muitas empresas, independentemente do porte ou segmento, acabam não dando a devida atenção para o gerenciamento de riscos, o que as deixa mais vulneráveis a prejuízos em caso de algum incidente. Por isso, contar com o auxílio de um especialista na hora de fazer esse tipo de planejamento pode ser fundamental para evitar danos futuros.

Para começar, vale contextualizar:

O que é gerenciamento de riscos?

O gerenciamento de riscos é composto por diversas ações e estratégias preventivas adotadas com o intuito de minimizar os efeitos de eventuais incidentes que podem ocorrer no dia a dia da empresa, com a finalidade de mitigar os riscos e preservar o patrimônio da companhia.

Quais são os tipos de riscos?

Existem diversos tipos de riscos envolvidos na operação de qualquer empresa. Conheça alguns dos principais:

Risco operacional

Em geral, o risco operacional é toda e qualquer ameaça que possa alterar ou afetar o padrão de qualidade estabelecido pela organização, como por exemplo falhas internas, seja na estrutura, produtos, insumos, pessoas, entre outros, que podem impactar negativamente na reputação da empresa.

Risco ambiental

O risco ambiental está presente nos mais diversos segmentos da indústria (química, petroquímica, têxtil, papel e celulose, entre outros) e também no setor de serviços, como hospitais, hotéis e resorts. Mesmo operações aparentemente mais simples podem oferecer riscos ambientais, como por exemplo um prédio comercial, que normalmente possui em seu subsolo um tanque de estocagem de combustível para geração de energia e pode ter um problema em caso de vazamento.

Risco tributário

O risco tributário pode ocorrer quando a organização descumpre leis e regulamentos fiscais, correndo o risco de sofrer penalidades graves. Por isso, gestores de empresas devem estar sempre atentos a isso, pois correm o risco de sofrer prejuízos até mesmo em seu patrimônio pessoal.

Risco reputacional

O risco reputacional pode acontecer de diversas maneiras, seja por meio de eventos internos ou externos, que vão desde uma ação da organização ou funcionário que possa prejudicar e manchar a sua reputação no mercado e na mídia, até a divulgação de notícias que afetem negativamente à empresa, como fraudes.

Como implementar e realizar um bom gerenciamento de riscos?

Para implementar e realizar um bom planejamento de riscos, é necessário ressaltar alguns pontos importantes para que tudo saia como o programado:

Planejamento

Inicialmente, é fundamental estabelecer como o gerenciamento de riscos será executado, definindo quais serão as ferramentas e metodologias utilizadas e como ele será efetivamente realizado. Este é o momento de planejar e revisar as ações para corrigir qualquer dificuldade que possa surgir durante a aplicação da gestão dos riscos.

Identificar os riscos

O segundo passo é pensar, mapear e avaliar todas as informações para identificar quais riscos podem afetar a sua organização. Analisar todo o histórico da empresa e seus dados é fundamental neste momento para qualificar os antigos e novos riscos.

Análise qualitativa

Analisar os riscos de forma qualitativa é importante para classificar o plano e seus efeitos, seguindo uma ordem de prioridade. Recomenda-se realizar uma entrevista em grupo, onde os participantes analisam e identificam os riscos e seus impactos para a empresa.

Análise quantitativa

Nesta etapa, os dados são trabalhados para identificar os potenciais riscos e suas consequências à empresa. Outro ponto importante é saber determinar como priorizar os riscos através de probabilidade e impacto. Ou seja, qual a probabilidade do risco se materializar e qual a dimensão do impacto causado por ele.

Planejar respostas e posicionamentos

Saber o que dizer e como se posicionar é fundamental para uma organização. Isso é feito a partir de estratégias e planos de ações para cada possível risco e varia conforme a realidade de cada empresa.

Monitoramento

Depois de definir quais serão as ações executadas, é fundamental gerenciar a sua execução e continuar monitorando os riscos, seja através de relatórios, sistemas e metas previamente estabelecidas. Esses indicadores podem ser importantes na hora de tomar uma decisão.

Fonte Blog AIG

Responsabilidade civil: o que é e como se proteger dos riscos envolvendo terceiros?

É fundamental que toda companhia esteja ciente dos riscos aos quais está exposta e procure se prevenir através de um seguro para esta finalidade. Saiba mais!

Muito presente no universo de seguros, o conceito de responsabilidade civil está ligado à obrigação de reparar um dano causado a terceiro.

São considerados terceiros quaisquer pessoas físicas ou jurídicas, exceto o próprio Segurado, que na prática é o contratante do seguro. Por exemplo: vizinhos de uma obra, clientes de uma empresa, pessoas que frequentam um estabelecimento e até mesmo os funcionários de uma companhia.

Falando do mundo corporativo, qualquer empresa pode causar danos a terceiros antes, durante ou depois da prestação de um serviço ou oferta de um produto. Além disso, há leis que obrigam empresas a assumir a responsabilidade por danos causados por seus produtos ou na prestação de serviços a terceiros, o que pode comprometer a continuidade do seu negócio.

Afinal, o que é responsabilidade civil?

Responsabilidade Civil é a obrigação, imposta pela lei ao responsável por um ato ilícito, ou por um fato nocivo, de indenizar os danos causados aos prejudicados.

Como funciona o Seguro de Responsabilidade Civil?

O Seguro de Responsabilidade Civil respalda empresas em situações de danos materiais e corporais a terceiros e conta com soluções feitas sob medida para empresas de todos os portes, eventos diversos, prestação de serviços, obras e produtos contaminados.

O que é seguro para terceiros?

Empresas ou pessoas são obrigadas, por lei, a reparar danos causados a terceiros, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Essa premissa é chamada de responsabilidade civil. Por isso, na hora de se proteger desses riscos, ter um seguro é fundamental. E, dentro do segmento de responsabilidade civil, existem diversos seguros específicos, voltados para diferentes setores de atuação.

Quais os riscos de uma empresa perante terceiros?

Veja os principais riscos aos quais uma empresa está exposta:

Riscos de prestação de serviço

Qualquer empresa de prestação de serviços está diretamente exposta a riscos com terceiros. Seja uma obra, manutenção de algum equipamento, serviços de transporte

Riscos com os funcionários

Independentemente do tamanho ou segmento, qualquer empresa possui funcionários, sejam próprios ou terceirizados.

Qualquer que seja o regime de contratação, a companhia é responsável pelos seus colaboradores durante a execução do serviço. Por isso, o empresário precisa estar ciente dos riscos em caso de qualquer acidente sofrido por seus empregados.

Riscos de produtos

Mesmo depois que um produto é entregue ao consumidor final, os riscos ainda existem e, consequentemente, a responsabilidade da empresa.

Seja um alimento contaminado, um aparelho eletrônico com algum defeito que possa causar um acidente, ou até mesmo algo que não seja voltado para o consumidor final, mas que é um componente para a fabricação de um outro produto: caso ele provoque qualquer prejuízo a alguém, a responsabilidade será do fabricante ou de quem o distribuiu e vendeu.

Quais são os seguros voltados para terceiros?

Dentro do segmento de responsabilidade civil, há oferece diversos tipos de seguros feitos sob medida para empresas de todos os portes. Conheça abaixo mais detalhes sobre eles:

Responsabilidade Civil Geral

O Seguro de Responsabilidade Civil Geral oferece coberturas contra diversos tipos de prejuízos e danos que uma empresa está sujeita, desde modalidades básicas a seguros combinados, que contemplam o universo de atuação corporativo. Vale para indústrias, escritórios e lojas, entre outros.

Entre as principais coberturas estão os danos materiais, corporais, morais e estéticos causados a terceiros, decorrentes de um acidente onde a responsabilidade pode ser atribuída ao segurado.

RC Profissional

O seguro de Responsabilidade Civil Profissional protege a empresa e os seus profissionais contra reclamações apresentadas por perdas financeiras resultantes dos serviços prestados aos clientes. Este seguro possui uma cobertura que oferece amparo para cobrir os custos de defesa em ações judiciais e outros danos que possam ser indenizados, proporcionando a tranquilidade necessária para a execução de serviços.

RC Eventos

Seguro RC Eventos: da montagem à execução de um evento, diversos riscos estão envolvidos pela grande circulação e concentração de pessoas; montagem e desmontagem de estruturas, como palcos e arquibancadas; fornecimento de alimentos e bebidas, e, sem dúvidas, imprevistos e acidentes que podem comprometer o bom resultado de um evento.

Por isso, este seguro  específico para o segmento de eventos oferece cobertura para danos materiais, morais, corporais e estéticos causados a terceiros e está presente em todas as etapas do evento, assegurando que imprevistos não atrapalhem a empresa.

Produtos Contaminados

Alimentos podem sofrer contaminação. Recentes casos de alteração em alimentos – causados por falha humana, mecânica ou até mesmo por contaminação maliciosa – colocaram o tema em exposição e geraram campanhas de Recall. Fala-se muito sobre as medidas que as companhias podem adotar para evitar tais cenários.

No entanto, existem casos em que a situação foge do controle e produtos precisam ser retirados das prateleiras. É o momento que as empresas acabam vivendo uma crise e necessitam de suporte para tomar certas decisões.

Assim surgiu o Seguro Produtos Contaminados, um seguro independente para produtos contaminados, que ajuda a controlar os efeitos das retiradas dos produtos do mercado, cobrindo custos importantes e fornecendo serviços de consultoria de gerenciamento de crise e comunicação, evitando eventuais danos que eles possam causar a terceiros.

Então, qualquer que seja o ramo de atividade da sua empresa, existe um seguro de responsabilidade civil que pode auxiliar na hora de prevenir os riscos envolvendo terceiros, com coberturas personalizadas para cada segmento, pensando sempre em assegurar a continuidade do seu negócio e suas operações.

Fonte Blog AIG

Newsletter

Assine nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias e insights gratuitos.

Artigos mais recentes