Saiba o que é preciso para fazer uma cotação de seguro sem erros.

Confira como fazer uma cotação de seguro com assertividade evitando surpresas e desconfortos. Confira!

Provavelmente você já fez algum tipo de seguro, seja ele de vida, de acidentes pessoais, para o seu imóvel ou algum outro bem pessoal, ou mesmo algum tipo de seguro corporativo para a sua empresa, mas mesmo quem está acostumado a fazer seguros pode ter dificuldades na hora da cotação e contratação de um produto do tipo.

Afinal, muitas particularidades do universo dos seguros, como a parte burocrática, com contratos, cláusulas, etc., além de diversos termos específicos desse segmento, não fazem parte do dia a dia da maioria das pessoas. Por isso, é fundamental saber como fazer a cotação de um seguro, para evitar qualquer tipo de problema.

Contratar um seguro é algo que exige muita pesquisa e atenção, pois é necessário avaliar os benefícios, as taxas e se o produto contratado irá cobrir as suas necessidades. Por isso, é importante buscar o auxílio de um corretor especializado que lhe ofereça um bom custo-benefício. Hoje em dia existem muitas corretoras, preços, regras e coberturas para cada apólice, e é importante realizar uma boa cotação e fechar o melhor contrato de acordo com a sua necessidade.

Para começar, vale a questão:

Como iniciar uma cotação de seguro?

Fazer uma cotação de seguro é realizar um orçamento do produto que você contratará. O primeiro passo é pesquisar junto às principais corretoras de sua confiança as informações necessárias e entender o que é coberto ou não pelo seguro, o limite necessário para sua operação, os serviços ofertados pela seguradora, extensões de coberturas, etc.

Dicas para realizar uma cotação de seguros sem erros

Realizar uma cotação de seguros não é uma tarefa tão simples. Por isso, é importante contar com um apoio de um corretor de seguros de sua confiança, além de buscar informações sobre a seguradora, como a sua história e a credibilidade da companhia no mercado. Tudo isso para que o serviço seja prestado com excelência, evitando ainda mais problemas no momento em que ocorrer algum incidente.

Confira abaixo algumas dicas na hora de fazer uma cotação de seguros:

Pesquise seguradoras confiáveis

É importante analisar as seguradoras e pesquisar suas informações e reputação. Caso ela tenha uma imagem negativa no mercado ou então muitas reclamações de clientes sobre os serviços prestados, o mais indicado é buscar outra opção.

Analise a habilitação do corretor

Verifique o registro da seguradora e a habilitação do corretor junto à SUSEP (Superintendência de Seguros Privados).

Compare os benefícios e os serviços apresentados

Entender a franquia, quais são as coberturas, assistências, etc., é muito importante. Verificar e comparar essas informações e os preços pode ser um grande benefício na hora de fechar o contrato.

Verifique os fatores de risco

Ao fazer uma cotação de seguros é importante verificar os fatores de risco, como por exemplo contratar um seguro de vida para quem tem histórico de doenças na família pode encarecer o contrato.

Verifique os termos do contrato

Leia com atenção o contrato e seus termos para entender o que é coberto pelo seguro e em quais situações você pode acioná-lo.

Ao renovar, cote com antecedência

Ao fazer a renovação do seu contrato, faça a cotação com antecedência e evite ficar sem cobertura.

Fonte Blog AIG

Newsletter

Assine nosso boletim informativo para obter informações atualizadas, notícias e insights gratuitos.

Artigos mais recentes