Seguro patrimonial oferece diversas soluções para grandes empresas e visa garantir a continuidade de seus negócios.
Todos sabem dos benefícios que um seguro oferece para proteger o patrimônio pessoal, seja um carro, uma casa ou qualquer tipo de imóvel, por exemplo. Quando levamos este assunto ao mundo das empresas, a proteção ao patrimônio é ainda mais importante.
Afinal, independentemente do segmento no qual a companhia atua, existem diversos riscos de incidentes que podem ocasionar perda financeiras e, no pior cenário, até mesmo a falência da companhia.
Indústrias, edifícios comerciais, escolas, universidades, hospitais, laboratórios clínicos e as chamadas concessões, que incluem aeroportos, arenas, estádios, estaleiros, ferrovias, portos e rodovias, são alguns exemplos de patrimônios expostos a diferentes riscos.
Os mais severos são os incêndios, causados por motivos variados, como quedas de raios, explosões, ou decorrente de um curto-circuito. Outros são as catástrofes naturais, como alagamento, vendaval ou chuva de granizo. Mas há também ocorrências que, apesar de aparentemente simples de se resolver, como a quebra de máquinas, podem ocasionar um largo período de paralisação das atividades e trazer perdas de receita e até reputacionais significativas.
Mas, afinal, o que é o Seguro Patrimonial?
O Seguro Patrimonial tem como principal objetivo garantir a continuidade dos negócios. É como alguém que faz o seguro de um carro, por exemplo: se acontecer algo, a pessoa não pode perder o que investiu e normalmente não tem dinheiro para comprar outro.
A mesma coisa acontece com uma empresa: em caso de um incidente grave, como um incêndio, na maioria das vezes, não há como se pagar o montante do prejuízo, daí a importância de se ter um seguro patrimonial.
Quais são as coberturas do Seguro Patrimonial?
Além do seguro básico para incêndio, explosões e quedas de raio, o seguro oferece coberturas complementares para catástrofes naturais, como alagamentos e vendavais, outras como incêndios causados por queimadas em zonas rurais, danos elétricos e a quebra de máquinas industriais, incluindo o lucro cessante, que é a perda de receita pela paralisação de uma atividade.
Também existe a proteção às edificações e bens do segurado de eventos menores, como um impacto de veículo, vazamento acidental de um hidrante ou chuveiro automático, roubo de bens, até quebra de vidros. O escopo de coberturas é amplo e varia em função da ocupação do segurado.
Principais benefícios do Seguro Patrimonial
Os riscos existem e, em caso de acidentes, certamente a empresa, seja qual for, não terá como absorver todo o prejuízo. Mesmo conseguindo arcar, a inatividade de um estabelecimento ou parte dele, causada por um incidente, pode ocasionar perda de mercado e, no longo prazo, até causar o seu fechamento.
Para auxiliar o cliente na tomada de decisão, listamos abaixo os principais benefícios oferecidos pelo Seguro Patrimonial, que devem ser levados em conta na hora da escolha da seguradora:
Ampla capacidade para aceitação de grandes riscos
Não apenas riscos de incêndio, mas também de alagamentos, danos estruturais e até prejuízos por fenômenos da natureza, além de outras coberturas que vão garantir a continuidade do negócio em caso de incidente.
Quem pode contratar um Seguro Patrimonial?
Independentemente do setor de atuação da empresa, o seguro será a sua segurança, trazendo a garantia de proteção à receita caso haja necessidade de interrupção do negócio. Veja abaixo os principais segmentos que recorrem a este tipo de seguro:
Grandes Riscos Industriais
Qualquer setor de produção industrial possui riscos de acidentes durante a sua operação e, além disso, precisa estar protegido financeiramente em caso de necessidade de paralização.
Concessões
Aeroportos, Arenas, Estádios, Estaleiros, Ferrovias, Portos, Rodovias e Tratamento de Água e Esgoto.
Edifícios Comerciais
Como em qualquer prédio, os riscos de incêndio, alagamento, danos estruturais, entre outros, estão presentes.
Escolas e Universidades
Costumam ser áreas amplas e com grande circulação de pessoas, o que torna mais difícil o controle de qualquer tipo de incidente.
Hospitais e Laboratórios Clínicos
Mesmo seguindo as normas rígidas e procedimentos de segurança da área da saúde, eventuais acidentes podem ocorrer, causando danos ao patrimônio.
Instituições Financeiras
Além da preocupação com a segurança do dinheiro e das pessoas, é fundamental que o patrimônio físico também esteja protegido.
Procure o seu corretor de seguros ou entre em contato conosco para saber mais sobre o Seguro Patrimonial e suas coberturas. Investir em um seguro sai mais barato do que arcar com os prejuízos de um incidente.
Fonte Blog AIG